A AILOG está de cara nova, mas o que realmente se transformou foi o nosso propósito e posicionamento no mercado. A mudança da nossa marca vai além de uma nova estética; é uma evolução natural da nossa jornada.
Ao longo dos 16 anos de história do grupo AILOG, muitos foram os desafios, que certamente contribuiu para seu crescimento, redefinindo o mercado e contribuindo para que diversas empresas, pudessem ter como aliada a tecnologia e inovação.
O ano era de 2008, datado em meados de setembro, do qual, se deslumbrou por meio dos cinco sócios, a ideia da construção de uma plataforma que facilitasse a rotina de quem vive das estradas.
Tão logo, no ano subsequente de 2009, foi lançado o primeiro módulo de roteirização em lote e planejamento logístico. Contudo, sua maior inovação ocorreu em 2011, com a criação de sua inteligência de pedágios, que permite realizar operação D+1, com o cálculo em tempo real do valor de pedágio, diferencial único até hoje no mercado.
Em meio a tantos marcos históricos, listamos abaixo as transformações ocorridas:
2014 – Chancelada pelo Ministério do Turismo com o projeto “Tem na Copa”, aprovado pelo governo para a recepção de turistas na Copa de 2014.
2017 – Nasce o Tarifas de Pedágio, site gratuito de roteirização (acesse aqui).
2019 – Lança o WebRouter 4.0 com Gestão de Viagens.
2021 – Habilitada como IPEF pela ANTT e lança o banco digital AILOG Bank.
2022 – Habilitada como Fornecedora de Vale-pedágio Obrigatório pela ANTT.
2023 – Certificação de restauradora ambiental, programa ESG, emitida pela Abundance Brasil.
O que mudou no novo posicionamento de marca AILOG e seu propósito institucional?
Em tempos, há de se concordar, que AILOG vem crescendo no mercado e esta transformação nos fez repensar de que forma poderíamos realizar essas novas implementações e avanços, demonstrando ao mercado o nosso posicionamento frente aos colaboradores, clientes e parceiros.
Assim, foi definido a necessidade de ser feito um rebranding da marca.
Nesse sentido, a diretora institucional da AILOG, Ana Woszak, juntamente com os demais diretores, propuseram os seguintes pilares:
Personalidade da marca: uma empresa profissional, cuidadosa, confiante e tecnológica.
Voz da marca: Respeitosa, dinâmica, formal e persuasiva.
Unificação dos produtos e serviços, além, do alinhamento da voz da marca, com a expectativa de mercado, no que aduz, como uma solução única, entregando um ecossistema de produtos altamente qualificados para que seus clientes tenham segurança e confiabilidade.
Além disso, uma marca que visa o âmbito social e ambiental do planeta terra, com uma vertente sustentável, se destacando no mercado e apoiando empresas a se tornarem mais sustentáveis, por meio, de sua API de CO₂ e o roteirizador que calcula a quantidade de emissão de gases emitidos na atmosfera e sua compensação por meio de crédito de carbono.
Tais personificações, foram fundamentais, para estruturar a nova criação e conceito da marca, pois, o que era antes AILOG TECNOLOGIA, passa a ser apenas AILOG. Assim, adotando a criação dos seus subprodutos em uma única solução (plataforma). Vejamos abaixo:
Novo logotipo, o que mudou?
A AILOG, sempre foi uma empresa tradicional, que inspira uma comunidade a segui-la. Comunidade essa, que busca em novas tecnologias a solução ideal para o seu negócio lucrar.
A ideia de tradicionalismo, não se limita aos tempos modernos que estamos vivendo, pois, a empresa se posiciona frente a diversidade de pessoas, culturas, ideias e pensamentos dos indivíduos que a compõe em seu quadro de funcionários, clientes e parceiros. Nesse sentido, apoia a inclusão cada vez mais de mulheres no mercado de trabalho, a contratações de jovens aprendizes e a diversidade de gênero em que pese a ideia de igualdade e união.
Isto tem transformado, um ambiente enriquecedor de pessoas, que dispõe de um ambiente alegre e divertido, contribuindo para o sucesso da marca.
Logo, levando em consideração as três palavras que identificam a marca (alegria, diversão e originalidade) ilustramos dentro da criação, usando-as como os pilares principais para o desenvolvimento da ideia, dando importância e peso para o significado da logo.
Ademais, a construção do Isotipo consiste na junção de letras e formas, deixando com um ar tecnológico (AI) e um caminho (logística), seguindo o conceito da marca AILOG. Desta forma, apresentamos abaixo o novo logo da marca.
Imersão 2024 – tema cuidar, em comemoração aos 16 anos do grupo AILOG
O ano de 2024, será marcado pela transformação da marca, além da comemoração dos seus 16 anos de fundação. Contudo, o tema cuidar representa ainda mais essa construção de identidade nova, alinhado com a missão, visão e valores da instituição.
Em outras palavras, a definição de nossa identidade de marca se define ao tema escolhido, em especial atenção aos cuidados levados ao longo desta história.
A data foi comemorada na última sexta-feira (27/09), com palestra motivacional, apresentação de nova identidade da marca e sobre os pilares que fundamentam a sua existência. Ao passo que, o tema CUIDAR, findou-se nos seguintes propósitos:
- Comprometimento: “Cumprimos o que prometemos!”
- União: “Eu sou porque nós somos.”
- Integridade: “A verdade guia nossas ações.”
- Diversidade: “Cada voz tem seu valor.”
- Aprendizado: “Aprendemos, crescemos e voamos”.
- Resultado: “Somos movidos por resultados.”
Nesta oportunidade, cada sócio-diretor, destacou cada um dos temas, trazendo reflexões acerca, de como a AILOG se posiciona com os propósitos elencados acima, transmitindo e compartilhando histórias que fizeram a instituição alcançar os seus 16 anos de existência.
Após a apresentação, foram entregues a todos os colaboradores, mochilas, crachás, mousepad, caneca, máscara de descanso com o novo logotipo da marca e ao final, um coquetel maravilhoso. Confira, abaixo os registros desta data tão celebrável.
Assim, concluímos com um agradecimento especial a todos os colaboradores, amigos, clientes e parceiros que nos permitiram chegar aqui e acima de tudo a Deus, por ter nos capacitados a cada desafio.
AILOG 💚💚💚