Novo reajuste do piso mínimo do frete, entrou em vigor em 23/05/2023.

ANTT aprova redução de -5,70% no piso mínimo do frete

O piso mínimo do frete sofreu nova redução dos valores da tabela de frete mínimo.

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (23/5) os novos valores.

Assim, a Portaria Suroc nº 11/2023 revela uma variação negativa nos valores em decorrência da retração do preço do Diesel S10 nas bombas de -5,70%.

Segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), na semana de 14/05 a 20/5/2023, o preço médio do Diesel S10 ao consumidor ficou em R$5,46 por litro. Por este fato, apontou a nova retratação seguida de reajuste pela ANTT.

Conforme publicamos em 27 de abril de 2023, a ANTT já havia realizado o quarto reajuste deste ano. Sendo que, na última atualização a variação chegou a -5,08%, de acordo com a Portaria Suroc nº 8/2023.

Calcule rotas, obtenha valores de pedágios e tenha acesso a tabela de frete mínimo. Acesse e saiba mais.
Saiba como calcular rota, tabela de frete e pedágios.

Confira os valores do piso mínimo do frete, de acordo com cada operação.

Com o atingimento do gatilho, os reajustes médios tabela frete foram os seguintes, conforme o tipo de operação:

Tabela. A – transporte rodoviário de carga de lotação: – 2,34%
Tabela B – veículo automotor de cargas: -2,66%
Tabela. C – transporte rodoviário de carga lotação de alto desempenho: -2,86%
Tabela D – veículo de cargas de alto desempenho: -3,21%

O dispositivo da lei, determina que a Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT) reajuste a tabela do frete a cada seis meses ou quando a variação do preço do diesel for igual ou superior a 5%, quando é acionado o mecanismo de gatilho.

É possível ter acesso ao cálculo do frete mínimo de forma automática?

Sim, é possível.

Isto se dá devido ao avanço de tecnologias e implementações de ferramentas que permitem uma maior agilidade e segurança na hora de calcular o frete mínimo.

A exemplo disto, temos a plataforma WebRouter, que foi desenvolvida pelo grupo AILOG. Além dos diversos recursos disponíveis como um roteirizador, gestão de vale-pedágio, emissor de CIOT e outros, a solução disponibiliza ao mercado a calculadora de frete mínimo.

Com a calculadora, o processo se torna seguro e sem possibilidades de falhas manuais.

Os usuários que desejarem ter acesso à plataforma, é possível através do acesso a seguir: (acessar calculadora de frete e calcular rotas).

Para ficar atualizado de como calcular suas rotas, pedágios, combustíveis e muito mais. Acesse nossa rede social e fique por dentro das atualizações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *