Cobrança em eixos suspensos na BRs 365 e 364 passará a vigorar a partir do dia 16 de novembro.
Conforme comunicação da concessionária Ecovias do Cerrado, responsável pela administração de 437 quilômetros das BRs 365 e 364, entre Uberlândia-MG e Jataí-GO, passará a cobrar tarifa pela totalidade dos eixos, suspensos ou não, de todos os veículos comerciais com carga.
Assim, a cobrança visa coibir as isenções indevidas de eixos suspensos de veículos não vazios e está amparada na Lei Federal 13.103/2015 e na resolução 4.898/2015, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Então, o motorista tarifado pagará pela totalidade dos eixos do veículo caso passar pela praça de pedágio carregado (com a carga visível).
Diante disto, não sendo possível a conferência de forma visual, como nos casos de carrocerias fechadas, a cobrança é efetuada pela existência de MDF-e em aberto.
Saiba mais, sobre WebRouter ou através da nossa planilha de roteirização, baixe de forma gratuita a nossa planilha -> cadastrar.
Por que a cobrança de eixos suspensos na BRs 365 e 364?
Em virtude da prática de circular com os eixos indevidamente suspensos, a Ecovias do Cerrado implementou alterações nas cobranças.
Urgente: ANTT reduz tabela do frete mínimo em até 3,68%
Por outro lado, vale lembrar que está sujeita à penalidade prevista no artigo 209 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Conforme determina a legislação, somente veículos vazios estão isentos da cobrança da tarifa sobre eixos que não tocam o solo.
Veja abaixo os valores cobrados:
Além disto, é possível ter acesso a todos os valores em tempo real de qualquer pedágio do Brasil.
Para ter acesso basta fazer um cadastro rápido, em alguns minutos. Assim, você receberá o seu usuário e senha de modo gratuito.
Enquanto isso, se você tiver alguma dúvida, você conta com o nosso time de especialistas, que lhe dará todo o suporte. Faça o seu cadastro, é fácil é só clicar aqui.