O mês de novembro é marcado pelo acontecimento da Black Friday, evento responsável por descontos e preços imbatíveis e que impacta diretamente diversos setores e segmentos, como: e-commerce, varejo, lojas físicas, centros de distribuição e entre outros.
Para que possamos ter uma ideia, em 2020 a data movimentou R$ 5,1 bilhões segundo o levantamento da Neotrust/Compare&Confie.
Mas o que tem impulsionado o sucesso da Black Friday, principalmente com os produtos online? Bom, essa resposta é bem simples: a evolução e eficiência da logística nacional.
Antigamente, diversos brasileiros ficavam com receio em realizar compras online devido a segurança, preço do frete e tempo de entrega.
Todos esses itens listados acima sofreram mudanças drásticas. Bancos e instituições financeiras implementaram diversos mecanismos de segurança, o valor do frete se tornou mais acessível (em algumas ocasiões ele nem é cobrado), e os produtos chegam de forma muito mais rápida, em algumas regiões o tempo de espera é de apenas 1 hora.
Tendo em vista os aspectos sociais e econômicos em relação a Black Friday, podemos concluir que é uma ótima oportunidade para vender mais. Porém, principalmente para os profissionais logísticos, é necessário saber aproveitar a data.
Abaixo iremos listar algumas dicas de como preparar as suas operações para a Black Friday 2021
Como ter uma operação logística de sucesso durante a Black Friday?
1 – Foque na experiência de compra do consumidor
Não é segredo que a experiência de compra dos consumidores está sendo um fator determinante para o sucesso de uma empresa.
Por isso, um dos processos mais importantes quando compramos pela internet é o modo como o nosso produto será entregue.
Desse modo, um dos maiores itens que devem ser levados em consideração são: segurança, entrega rápida, acompanhamento e transparência durante todos os processos, e claro, o custo do frete.
2 – Tempo de entrega
Muitos usuários não fazem a mínima ideia da complexidade dos processos por trás das suas compras. Até porque, imagine o tamanho da operação de uma empresa que atende todo o Brasil, um dos maiores países do mundo?
Por isso, ter em seu escritório uma ferramenta que organize, planeje e facilite os processos de entrega pode facilitar, e muito, essa etapa. Como o uso de um roteirizador, por exemplo.
Com dados em mãos como tempo, quilometragem, gasto de combustível, pedágio, distribuição entre veículos e entre outros, entregar o produto certo, com o veículo certo e no menor tempo possível se torna muito mais rápido, fácil e assertivo, tanto para o consumidor quanto para a transportadora.
3 – Pós-venda e logística reversa fazem toda a diferença na Black Friday
Com o aumento no fluxo de entrega, é natural que também aumentem as trocas e devoluções de mercadorias. Sendo assim, você precisa estar preparado para atender essa demanda.
Além de uma boa estratégia de venda, manter os processos da cadeia de suprimentos alinhados aos limites de operação da empresa pode ser uma ótima oportunidade para fidelizar o consumidor final e aprimorar os processos logísticos internos.
4 – Planejamento eficiente
Informação de fácil acesso pode fazer toda a diferença para as empresas que atuam diretamente com os processos logísticos.
Por exemplo, dependendo da sua operação, saber qual o veículo ideal para transportar determinado tipo de carga pode proporcionar redução de custos e do tempo da viagem.
Para obter esse tipo de resultado, o recomendado é adotar uma plataforma de otimização e roteirização logística eficiente e inteligente.
5 – Monitoramento e gestão de veículos e documentos
A agilidade e rapidez não são fatores exclusivos do consumidor final. Como é feita a gestão de canhotos e outros documentos comprobatórios na sua empresa? Você consegue visualizar em tempo real cada etapa da sua operação? Você consegue acessar digitalmente todos os recibos de entrega em tempo real?
Bom, se você respondeu sim para todas essas questões o seu negócio já está bem adaptado às facilidades da era digital. Mas se não, o que está te impedindo?
Aqui na AILOG por exemplo, centenas de empresas contam com as nossas tecnologias para transformar os processos logísticos do dia a dia.
O bom uso da tecnologia nunca foi tão determinante para o seu sucesso na Black
Já era uma tendência dos últimos anos a digitalização de inúmeros processos corporativos.
E com a pandemia que nos levou ao distanciamento social e fomos obrigados a adotar medidas alternativas para continuar operando, esse processo foi extremamente acelerado.
Por isso, caso esteja pensando em dar o próximo passo para a digitalização dos processos logísticos da sua empresa, fale com a gente.
Somos referência no desenvolvimento de novas tecnologias e soluções para o segmento logístico. Possuímos mais de 13 anos de mercado e diversas empresas que contam com a gente para ter uma operação mais inteligente e eficiente.