Logística e sua importância na corrida de vacinação mundial contra o Covid-19
Não é segredo que um dos eventos mais esperados de 2020 é a vacinação contra o Covid-19. Porém, você sabia da importância que a logística terá para que todas as pessoas sejam imunizadas? Afinal, estamos falando de 7,5 bilhões de pessoas.
Como será feita a imunização mundial?
Bom, temos diversas vacinas e empresas em fases finais de teste. O Reino Unido anunciou que irá iniciar a vacinação em massa já na primeira quinzena de dezembro com a vacina produzida pela Pfizer.
Já no Brasil é provável que tenhamos diversas regiões com vacinas distintas (com as devidas autorizações da Anvisa), em São Paulo a vacina adquirida pelo governo estadual foi a CoronaVac, produzida pela China. Além destas opções, temos diversas vacinas em testes em diferentes regiões do país, como: Oxford e AstraZeneca, Pfizer e BioNTeche Jansen da Bélgica.
Cada uma possui seus requisitos de armazenamento e distribuição, ou seja, sem um plano logístico eficiente será impossível de tirar os planos do papel sem maiores complicações.
O Brasil é um dos maiores países do mundo e possui regiões com diferentes biomas, climas e infraestrutura. O desafio é fazer com que as doses cheguem em todas as regiões e sejam distribuídas a toda a população.
Até o momento, o Ministério da Saúde divulgou apenas quais são os primeiros perfis a receber a vacina prevista para o primeiro trimestre de 2021 que foram divididos da seguinte maneira:
- Primeira: trabalhadores da saúde, população idosa a partir dos 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena.
- Segunda: pessoas de 60 a 74 anos.
- Terceira: pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença, como portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras.
- Quarta: professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade…. –
De acordo com a avaliação de médicos e especialistas em saúde pública consultados pelo UOL, o plano do Ministério da Saúde tem uma série de buracos e questões logísticas não respondidas e esse é o aspecto crucial para garantir a eficácia na imunização nacional e o tão esperado fim da pandemia.
Logística é a base para o sucesso!
Por mais que não esteja presente nas principais pautas sobre os mais diversos assuntos, a logística está presente em diversas situações, e em muitas delas, é determinante para o sucesso de uma operação.
Hoje, trouxemos o exemplo da distribuição da vacina e a complexidade da distribuição das doses para que seja feita a imunização.
Porém, em uma sociedade cada vez mais conectada e os hábitos de consumo a distância aumentando, você já parou para pensar em quantas operações logísticas não são feitas diariamente a todo o instante?